Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > SIGPI começa a ser utilizado por outras ICTs do MCTI
Início do conteúdo da página

SIGPI começa a ser utilizado por outras ICTs do MCTI

Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2015, 10h05 | Última atualização em Terça, 25 de Agosto de 2015, 14h14

O Sistema de Gerenciamento de Propriedade Intelectual, desenvolvido pela equipe do NIT Mantiqueira, visa facilitar a divulgação de dados das tecnologias desenvolvidas pelas instituições ligadas ao ministério de CT&I

Desenvolvido pela equipe do Arranjo NIT Mantiqueira para facilitar a gestão da propriedade intelectual das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e com o objetivo de divulgar e acompanhar as informações, o Sistema de Gerenciamento de Propriedade Intelectual (SIGPI) começou a ser utilizado por outras instituições do país.

O sistema permite que as instituições informem todos os dados referentes a pedidos protocolados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) de patentes de invenção, modelo de utilidade, programas de computador, marcas, cultivares, topografia de circuito integrado, além de direito autoral (que não é registrado no INPI). Os dados sobre a concessão de patentes e licenciamento, entre outras informações, são colocados pela própria ICT.

Essas informações são padronizadas e expostas em uma Vitrine Tecnológica, disponibilizada no site do Mantiqueira. Essa vitrine tem como objetivo expor as tecnologias desenvolvidas para facilitar o acesso da iniciativa privada a essas invenções, e, consequentemente, viabilizar o processo que as transforma em produtos e serviços.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) foi uma das primeiras instituições fora do Arranjo NIT Mantiqueira a utilizar o SIGPI. A instituição é associada ao Arranjo de NITs da Amazônia Ocidental (AMOCI). Para Noélia Lúcia Simões Falcão, coordenadora do AMOCI, a vitrine é uma importante ferramenta na difusão das tecnologias e processos gerados pelas Unidades de Pesquisa ligadas ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Noélia Falcão comentou que "a Vitrine Tecnológica dos Arranjos de NIT do MCTI é uma importante ferramenta para a disponibilização das tecnologias geradas pelas Unidades de Pesquisa deste Ministério. De forma clara e assertiva, ela apresenta a descrição das tecnologias, seus diferenciais comparativos e competitivos com relação àquelas existentes no mercado e, ainda, demonstra seu uso e aplicação prática pelo consumidor final. Assim, poderá contribuir com a transferência dessas tecnologias e com o alcance dos objetivos da política de gestão da inovação do governo para o país".

Clique aqui para acessar a Vitrine Tecnológica.

Fim do conteúdo da página