Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Mais Notícias > XI FORTEC: primeiro dia destaca os resultados alcançados pelo PROFNIT
Início do conteúdo da página

XI FORTEC: primeiro dia destaca os resultados alcançados pelo PROFNIT

Publicado: Terça, 16 de Maio de 2017, 17h09 | Última atualização em Terça, 13 de Junho de 2017, 15h09

O evento será realizado até o dia 19, sexta-feira, em Fortaleza, e debaterá sobre temas relevantes para o fortalecimento e desenvolvimento de Núcleos e Agências de Inovação ligados a instituições de pesquisa

Começou nessa terça-feira, dia 16/05, o XI Encontro Nacional Associação Brasileira de Gerentes de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC). O evento será realizado até o dia 19, sexta-feira, em Fortaleza (CE). No primeiro dia do evento, o foco foi sobre o programa de Pós Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), curso que conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e que possui unidades (Ponto Focal) em diversas regiões do país.

Cristina M. Quintella, Presidente do FORTEC, iniciou as apresentações da manhã pontuando como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) cresceram e fortaleceram sua contribuição para a promoção da cultura de inovação nas instituições de pesquisa do país, contribuindo efetivamente para a transferência de tecnologias dessas instituições. E é por esse cenário de desenvolvimento dos NITs que, segundo Quintella, o PROFNIT é cada vez mais interessante, pois atuam na capacitação de pesquisadores e gestores em “transferência de tecnologia e propriedade intelectual para a inovação, focado em inovação”.

Após a abertura do evento, os gestores de cada PROFNIT apresentaram o relatório de cada curso, destacando os principais destaques de cada unidade e suas principais atividades. Visando estimular o debate entre os presentes, após cada apresentação era aberta uma rodada de perguntas, na qual os presentes puderam esclarecer e tirar eventuais dúvidas de interessados em aderir ao curso de mestrado.

Os pontos focais do PROFNITs são: Instituição Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade de Brasília (UNB) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENRO).

No período da tarde, alunos e docentes do PROFNIT apresentaram os trabalhos realizados durante o programa. Em seguida, uma reunião apenas com a diretoria do projeto e dos pontos focais, para discutir sobre a chamada de novos pontos de unidades da pós-graduação, bem como os coordenadores.

 

registrado em:
Assunto(s): Fortec , evento , PROFNIT
Fim do conteúdo da página