Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

NIT Mantiqueira e NT3D/CTI apresentam novidades em tecnologia de impressão 3D para Dell Computadores

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2017, 16h20

O principal objetivo do encontro, que aconteceu na cidade de Hortolândia, foi apresentar como a tecnologia já está sendo utilizada no mercado e elucidar as possibilidades de novas aplicações.

O Arranjo NIT Mantiqueira e o Núcleo de Tecnologia Tridimensionais (NT3D/CTI) se reuniram com funcionários da empresa Dell Computadores, para apresentar as novidades e as possibilidades que a tecnologia de impressão 3D oferece para o mercado atual. O encontro, realizado no dia 08 de novembro, na fábrica da Dell localizada na cidade de Hortolândia, contou a participação de 35 pessoas de diversos setores da empresa.  

O encontro foi iniciado pelo responsável por negócios e parcerias do NIT Mantiqueira, Jaime Khater, que explicou como é a estrutura do NIT e as ações realizadas pelo arranjo, que é ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações. Khater enfatizou a possibilidade do NIT promover parcerias entre as empresas e as Instituições Científicas Tecnológicas e de Inovação para o desenvolvimento de projetos em laboratórios abertos das ICT's.

Logo após, o pesquisador do NT3D/CTI, Marcelo Oliveira, iniciou uma palestra na qual explicou detalhadamente o conceito da impressão 3D e as diversas aplicações em diferentes setores, tais como engenharia, veterinária, saúde, artes e etc. O principal objetivo da palestra foi apresentar para o público como a tecnologia já está sendo utilizada no mercado e, ainda, elucidar as possibilidades de novas aplicações.

O pesquisador também apresentou os projetos Promed, Proexp e Proind do NT3D, os quais promovem soluções e protótipos personalizados para a área da saúde, para universidades e indústrias, respectivamente. Além disso, Oliveira também apresentou a Fab@CTI, uma impressora 3D também desenvolvida no CTI para experimentos com novos materiais e processos de impressão.

Durante a palestra, os funcionários da Dell participaram ativamente perguntando sobre diversos aspectos e dúvidas sobre a tecnologia apresentada. Ao final do evento, eles puderam conhecer uma variedade de modelos impressos em 3D.

Após o evento, a equipe do NIT Mantiqueira e da NT3D/CTI tiveram a oportunidade de conhecer o processo de manufatura de computadores da empresa, bem como a área em que eles utilizam a tecnologia de impressão 3D.

 

registrado em:
Assunto(s): Dell , palestra , Inovação , NT3D , CTI
Fim do conteúdo da página