Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

MDIC e INPI fazem consulta pública sobre proposta para combater backlog de patentes

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2017, 11h07

Com o objetivo de garantir transparência ao processo e alinhar as medidas de combate ao backlog de patente com as demandas da sociedade, o MDIC e o INPI informam que está aberta uma consulta pública a respeito da proposta de norma sobre um procedimento simplificado de deferimento de pedidos de patente.

A proposta prevê que os pedidos de patente com protocolo do depósito ou do requerimento de entrada na fase nacional realizado até a data da publicação da norma e que aguardam exame serão deferidos no prazo de 90 dias, desde que preencham certos requisitos e não tenham recebido subsídios fundamentados por terceiros. Os pedidos de patente sobre produtos e processos farmacêuticos estão excluídos deste procedimento simplificado.  

Os interessados terão até 21 de agosto de 2017 para enviar as sugestões. Após este prazo, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vão analisar as propostas recebidas.

Os usuários podem acessar a minuta da norma e a proposta do fluxo administrativo no site do INPI, bem como o formulário para responder à consulta e o documento de justificativa da proposta, na página de Consultas Públicas

Veja a publicação no Diário Oficial da União de 31 de julho de 2017.

Leia matéria na íntegra em: http://www.inpi.gov.br/noticias/mdic-e-inpi-abrem-consulta-publica-sobre-proposta-para-combater-backlog-de-patentes/view

registrado em:
Assunto(s): INPI , consulta pública , patentes
Fim do conteúdo da página