Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

INPE produz animações sobre ciência para crianças de 7 a 10 anos

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 15h08

No próximo semestre, a rede municipal de ensino de São José dos Campos terá contato com as pesquisas desenvolvidas no INPE por meio de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, além de animações do projeto "Viva o Sol!"

A partir do segundo semestre de 2017, crianças de 7 a 10 anos da rede municipal de ensino de São José dos Campos (SP) terão contato com as pesquisas realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Como material de apoio, os professores utilizarão cinco animações de curta duração que abordam conceitos relacionados às áreas de atuação do instituto.

A apresentação oficial do projeto aos professores e orientadores da rede ocorreu no dia 1º de junho. A iniciativa, pioneira nessa faixa etária, é resultado do projeto Viva o Sol! de popularização da ciência, desenvolvido conjuntamente pelo INPE e Secretaria de Educação e Cidadania.

Além da exibição das animações, também foi realizada palestras dos pesquisadores do INPE que participaram da elaboração dos conteúdos das animações e da orientação quanto aos conceitos abordados. Todo o material, inclusive um caderno de orientação didática, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas em sala de aula e extraclasse, ficará disponível na Internet, para que possa ser utilizado por professores de todo o país.

Em 2015, o Governo Federal, com o patrocínio do Instituto TIM, lançou um edital convidando convidou as instituições de pesquisa a desenvolverem materiais de popularização da ciência dirigidos a crianças de 4 a 10 anos, tendo como tema a “Luz”. O INPE foi um dos selecionados com o projeto "Viva o Sol!", que consistia na produção de animações curtas abordando aspectos da interação da radiação e da atividade solar com a vida na Terra.

Para construir as animações, o instituto contou com o apoio de especialistas em Educação da Prefeitura de São José dos Campos, visando, principalmente, alinhar o conteúdo das animações e o caderno de orientação didática às expectativas e diretrizes da Matriz Curricular da Secretaria de Educação e Cidadania.

A percepção e avaliação das experiências do trabalho a ser desenvolvido em sala de aula serão compartilhadas por professores e orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino em um blog. O material será útil para outros educadores e também para uma eventual adequação do caderno de orientação didática, em suas futuras edições.

Fonte: com informações do INPE

Veja a notícia na íntegra: http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4475

registrado em:
Fim do conteúdo da página